Playlist do Livro "Cinquenta Tons de Cinza" da autora E. L. James

By 08:24 , , , , ,

“Anastásia & Christian


1)      Love Me Like You Do – Ellie Goulding

       A primeira canção foi escrita pela Ellie Goulding para a trilha sonora do filme, e assim como na minha playlist ela é a canção que melhor representa os sentimentos de Ana pelo Grey. Ele tenta, do jeito dele mas tenta, abrir concessões e fazer com que essa relação funcione. E ela continua buscando retirar o pouco de luz que ele ainda possui para conseguir o seu ‘mais’.


       “No fundo, eu só queria mais, mais afeto, mais Christian brincalhão, mais... amor [...].

       - Eu ainda quero mais – sussurro.

       - Eu sei – diz ele. – Vou tentar. Por você, Anastasia, eu vou tentar”. (pág 318)


       ♫ “Você é a luz, você é a noite, você é a cor do meu sangue. Você é a cura, você é a dorvocê é a única coisa que quero tocar. Eu nunca soube que poderia significar tanto, tanto. Você é o medo, eu não ligo, por que nunca estive tão fora de mim. Siga-me até a escuridão. Aparecendo, desaparecendo, à beira do paraíso. Cada pedaço da sua pele é um santo graal que tenho que encontrar, só você pode acender meu coração. Sim, vou deixar você determinar o ritmo, porque não estou pensando direito, minha cabeça está girando, não consigo mais ver com clareza. O que você está esperando? Me ame como você ama, me toque como você toca. O que está esperando?

2)      Sail – Awolnation

    A primeira vez que ouvi essa música pensei: “Nossa! muito Cinquenta Tons”. Representa não somente os sentimentos sombrios que tem sobre si próprio e o resto do mundo, mas também suas inabilidades de demonstrar afeto.
   
       “Eu não sou o tipo de homem sentimental... Não curto romance. Meus gostos são muito singulares. Você devia ficar longe de mim.” (p.68) “Não conheço nenhuma outra maneira, Anastásia, eu sou assim” (p.182)

       ♫É assim que eu mostro meu amor. Eu criei isso na minha mente. É assim que um anjo morre, eu ponho a culpa no meu orgulho doentio. Talvez eu devesse chorar por ajuda, talvez eu devesse me matar. Talvez eu seja de uma espécie diferente, talvez eu não esteja ouvindo. Navegue, navegue comigo para a escuridão”.

3)      Crazy in Love - Beyoncé

       Outro grande acerto na escolha da trilha sonora do filme, os vocais de Beyoncé juntamente com este novo arranjo maravilhoso tornou essa canção a que melhor representa a revolução desta relação. Onde no início era tratada apenas como um contrato com regras, castigos e prazos. Para depois ficar fora de controle, uma loucura... loucura...de que? De amor? Isso, talvez isso mesmo, se tornaram loucos de amor.

       ♫“Eu olho, e olho tão profundamente em seus olhos. Eu toco em você mais e mais a cada horaQuando você me deixa eu imploro para não ir. Ligo para o seu nome duas ou três vezes seguidas. É uma coisa engraçada para mim tentar explicar como eu estou me sentindo, meu orgulho é o único culpado, por que eu sei que nem eu mesma entendoO que o seu amor faz por mim ninguém mais pode. Me peguei parecendo tão louca agora... seu amor.. seu toque...seu beijo... estou parecendo tão louca agora.”.

4)      Haunted – Beyoncé

       Já mencionei que essa trilha sonora foi muito bem produzida? Se não, aqui vai mais uma jóia da Beyoncé. Já que agora Ana e Grey sabem que estão loucos, abaixaram as defesas, e não há mais volta. Não há mais inibições ou receios. Deixaram até o contrato de lado, estão seguindo os instintos e vivendo esse frenesi a dois.

       ♫“É o que você faz. É o que você vê, eu sei que se estou te assombrando, você deve estar me assombrando. Eu sei que se eu estou em você, eu estou em você, você deve estar em mim. Minha língua perversa, onde é que vai ser? Você me quer?Eu quero que seja feito do meu jeitoGostou? O quarto é minha pista. Me dê um tapa! Estou preso à porta. Beije, morda, me foda. Meu coração que acalma. Fantasma nos lençóis. Eu sei que se eu estou te assombrando, você deve estar me assombrando”

5)      Hurt – Johnny Cash

       Christian tem seu lado sombrio, mas também há muita tristeza por trás dele. Essa música representa isto, essa sombra de seu passado, sua não perspectiva no futuro, seus cinquenta tons.

       “Por que sou cinquenta vezes fodido, de cinquenta maneiras, cinquenta tons diferentes” (p. 240)

       ♫Eu machuquei a mim mesmo hoje para ver se eu ainda sintoEu me concentro na dor, a única coisa que é real. A agulha abre um buraco, a velha picada familiar, tento apagar tudo, mas eu me lembro de tudoO que me tornei, minha mais doce amiga? Todos que eu conheço vão embora no final. E você poderia ter tudo isso, meu império de sujeira, eu vou te desapontar, eu farei você sofrer. Eu uso essa coroa de espinhos sobre meu trono de mentiras, cheio de ideias partidas que eu não posso consertar. O que me tornei, minha mais doce amiga? Todos que eu conheço vão embora no final.”.


6)      Concrete Angel – Christina Novelli

       Christian já deu muitas pistas pra Ana do único tipo de relação que ele necessita, mesmo assim ela pensa que ele pode dar muito mais do que diz que tem a oferecer. A verdade é que ela tem medo de ele sucumbir a escuridão e não ter mais salvação, pois em sua cabeça ela pode reverter esta situação, basta ele diminuir essa distância e se abrir.

       “Me apaixonei por alguém tão fechado emocionalmente que só vou me machucar, no fundo eu sei disso. Deve ser horrível ser marcado como ele é.” (p.225) “Ele não é um herói. É um homem com sérios e profundos problemas emocionais, e está me arrastando para a escuridão. Será que não posso guiá-lo para a luz?” (p.276)

       ♫“Deixe-me respirar em você, respirar as palavras em sua boca. Você está tremendo por dentro, o silêncio grita tão altoEu só quero, eu só quero ficar em torno, e enquanto meu coração bate eu prometo que não vou deixar você para baixo. Se eu estou em outro lugar, isso não significa que eu não vejo que você não confia em si mesmo, é por isso que você não confia em mim. Isso me deixa louca, quando você é louco. Você não fala, você acha que me conhece, mas o que você sabe que é apenas superficial. Se você continuar a construir estas paredes, tijolo por tijolo torres tão altas, logo eu não vou vê-lo em tudo, até o anjo de concreto cai. Eu sabia quem você era, desde o início, mas agora eu não sei quem você é, em breve haverá absolutamente nada. Até o anjo de concreto cai.”.


7)      Whataya Want From Me - Adam Lambert

       Consegui encontrar uma música que mostra os dois lados dessa relação, a parte “vermelha” representa os medos e incertezas da Ana, e a “cinza” começa a demonstrar que Grey possui sentimentos sim, ele quer que esse relacionamento dê certo, só precisa equilibrar alguns pontos e organizar sua bagunça interior.  

       “- Está vendo como somos bons juntos? Se você se entregar a mim, vai ser muito melhor. Confie em mim, Anastásia, posso levá-la a lugares que você nem sabe que existem” (p.124)

       ♫“Hey, vai devagar, o que você quer de mim? É, eu estou com medo, o que você quer de mim? Apenas não desista, eu estou trabalhando nisso, por favor não ceda, eu não vou te decepcionar. Estou inteiro bagunçado, preciso de um segundo para respirar. Somente continue por perto. O que você quer de mim? Sim, é fácil de ver que querida, você é linda. E não há nada de errado com você. Sou eu, sou um louco. Mas obrigado por me amar, pois está fazendo isso perfeitamente. Estou inteiro bagunçado, preciso de um segundo para respirar, continue por perto, apenas não desista de mim, eu não vou te decepcionar”.

8)    Scars – Allison Iraheta

       Esse é o tipo de música que me faz lembrar por que fiz esse blog, que me relembra que a música também conta histórias e define enredos. Esta por exemplo, mostra as inseguranças de Ana quanto a tudo. Como quanto ao seu medo que tem de ser punida por simplesmente ter cruzado uma linha arbitrária, seu receio pela vontade de Grey querer controlá-la em tudo, por suas contradições (como quando ele diz que não gosta de ser desafiado mas adora quando ela o faz), por ele não se abrir sobre seu passado e suas cicatrizes, por ser briguento; ciumento e infantil, e por suas necessidades e suas expectativas incomuns.

       “Não sei se quero o tipo de relação que você quer” (p.183)

       ♫ “Eu disse algo estúpido? Lá vem mais um erro. Você sabe o quanto eu tentei para me tornar o que você quer que eu seja? Eu tenho falhas, eu tenho defeitos, continue procurando pelo seu coração perfeito, não importa quem você é, nós temos cicatrizes. Você diz que para não agir como uma criança, mas é de um pai que eu preciso? Não é como se você não soubesse o que você tem dentro de si, não me diga que eu sou a única, quem é o infantil? Você sabe o quanto eu tentei para me tornar o que você quer que eu seja? Venha aqui, só deixe isso ir, estas são coisas que você não pode controlar, suas expectativas, suas explicações, não fazem sentido para mim. Você e suas alternativas, não me mande para o seu terapeuta, lá no fundo eu sei o que você precisa e eu não tenho certeza se é isso que eu quero ser”.


9)      Can't Help Falling In Love – Ingrid Michaelson

       Cartas na mesa, Ana quer o seu ‘mais’, confessa a ele seu amor. Mas não é algo que Christian acha que possa oferecer, mas como a música já diz não é algo que se possa evitar.

        “[...] - Fiquei cheio de vida desde que conheci você.
       -Eu também – sussurro. – Eu me apaixonei por você Christian.
       Ele torna a arregalar os olhos, mas, agora, de puro e autentico medo.
       -Não, Você não pode me amar, Ana. Não... é um erro.

       ♫Sábios dizem que somente os tolos têm pressa, mas eu não posso evitar me apaixonar por vocêDevo ficar? Isso seria um pecado? Se eu não posso evitar me apaixonar por você. Como um rio certamente flui para o mar, querido, assim acontece, algumas coisas estão destinadas a ser.Então pegue a minha mão, e tome toda a minha vida também. Porque eu não posso evitar me apaixonar por você. Eu continuo me apaixonando por você”.

10)  Breathe Again – Sara Bareilles

       Ela não pode dar o que ele precisa e vice versa. Fim de tudo, acabou. Agora é seguir em frente, mas como? Depois desta queda só resta aprender a respirar novamente.

       “Sou um fracasso absoluto. Eu tinha esperado trazer o meu Cinquenta Tons para a luz, mas isso provou ser uma tarefa além das minhas parcas habilidades. Desesperadamente, tento refrear minhas emoções, estou olhando pela janela com um olhar perdido, e a enormidade do que fiz me submerge. Merda – eu o deixei. O único homem que já amei, arquejo, sentindo uma dor dilacerante”. (p.386)

       ♫ “O carro está estacionado, malas estão prontas, mas que tipo de coração não olha para trás? Tudo que tenho, tudo que preciso, ele é o ar que eu mataria para respirar. Me abri ao seu lado e meus segredos se tornaram sua verdade, e a distância entre o que estava me protegendo ficou facilmente visível. E meu fardo para suportar é o amor que não posso mais carregar. Dói estar aqui, apenas quis amor de vocêdói estar aqui, o que vou fazer? Tudo que tenho, tudo que precisoele é o ar que eu mataria para respirarmantém meu amor em suas mãos, ainda estou procurando, sem fôlego, sou abandonada esperando que algum dia vou respirar novamente.  

Você também pode gostar

0 comentários